-->

Você sabe o que é Ficção Cristã?

Você sabe o que é a ficção cristã?

Para o primeiro post do blog, resolvi trazer uma explicação sobre o genero principal que será abordado aqui.

Eu mesma, apesar de ter crescido na igreja, só fui conhecer realmente esse universo no ano passado, pois ele é pouco comentado e divulgado mesmo entre os próprios cristãos.

.

Livros de ficção cristã nada mais são do que histórias, narrativas, criadas para representar a relação entre a igreja e Cristo, seja de forma direta (uma alegoria, como Amor e Graça, da Dulci Veríssimo), indireta (como um romance cristão, estilo livros da Aline CM), ou até mesmo em fantasias (Nárnia, de CS Lewis) e ficção científica (A Canção dos Doze, do Guilherme Iamarino).

Na própria Bíblia vemos exemplos da ficção cristã através das Parábolas e outras histórias.

Por acaso é citado Deus na parábola do Filho Pródigo? Não, porém todos compreendem que o filho se refere a humanidade e o pai ao próprio Deus. Ou, no Antigo Testamento, a história que Natã conta para Davi sobre a ovelhinha. Ambos os casos (e diversos outros nas narrativas bíblicas) são ficção, porém, podemos apreender profundamente com eles.

.
.
.

“A ficção ajuda o cristão a aprender a falar de formas que possam navegar entre o abstrato tedioso e o corriqueiro irrelevante. Também te possibilita aprender sobre a natureza humana. Eu nunca tive um problema com vício em drogas. Eu não consigo imaginar que tipo de coisa levaria alguém a experimentar metanfetamina. Ler histórias de vida em locais onde isso é comum e sobre as motivações por trás de um viciado em metanfetamina podem me ensinar a lidar com essas coisas de forma bíblica e enxergar onde eu tenho uma idolatria similar que seria igualmente incompreensível para outra pessoa.”
(Russel Moore)

Agora porém, também devemos entender a seriedade de como a ficção cristã deve ser retratada.

Michael Horton fala: “Se vamos escrever literatura ‘cristã’ e criar obras de arte e música distintamente ‘cristãs’, deverá ser feito de modo tão plenamente persuasivo intelectualmente e artisticamente que os que não são cristãos serão impressionados por sua integridade — mesmo que eles discordem.”

Mesmo que o autor esteja escrevendo uma ficção, a obra deve-se manter inteira fiel as escrituras (como as Parábolas são). É claro que isso não quer dizer que o autor não possa abordar um personagem que cai, por exemplo, mas, ele vai fazer a narrativa de tal forma que demonstre o pecado da pessoa, e a necessidade de um salvador (Jesus) para tirá-la dessa vida.

“O teste da serpente no jardim consistiu basicamente em ir além das palavras do criador, negou o absoluto e plantou em Eva o desejo pelo mito, quando afirma ‘Foi isto mesmo que Deus disse?’. A vigilância dos cristãos deve ser redobrada nestes tempos e nem a ficção pode nos afastar do que está escrito. Vivemos uma época de escassez de uma verdade final, ou do ‘qualquer coisa serve e pode ser a verdade’. Não esqueçamos que A verdade do Evangelho é irreconciliável com a cultura do mundo. Ser cristão, inclusive é ser um ‘rebelde’ à estas formas do mundo. Não há ponte, não há atalhos viáveis.”
(Sady Santana)

A ficção cristã no Brasil não é conhecida, e muitas editoras tentam traduzir mais livros, mas não conseguem pela falta de procura. É importante espalharmos esse gênero e mostrarmos a beleza das narrativas inspiradas no amor de Deus e na redenção que Cristo fez por nós na cruz, mas devemos ter cuidado para não recomendarmos livros onde o autor, apesar de se dizer crente, fere a santidade e soberania da Trindade.

Por fim, você pode até argumentar que nunca viu uma ficção cristã. Mas, com sinceridade, você nunca ouviu falar sobre As Crônicas de Nárnia? O famoso filme do leão? Pois é, é uma ficção cristã onde Aslam representa Deus. (Ainda pretendo fazer um post exclusivo falando sobre o cristianismo em Nárnia).

Outro livro muito famoso é O Peregrino, uma obra fictícia escrita por John Bunyan que conta o duro trajeto do Cristão até o Céu.

Você ficou com alguma dúvida sobre o gênero? Já leu algum livro de ficção cristã? Se sim, qual o seu favorito?


Fontes:

  • https://querenane.com.br/
  • http://www.monergismo.com/textos/cultura/horton_ficcao_crista.htm
  • https://www.gospelprime.com.br/o-cristao-e-a-ficcao/
  • https://voltemosaoevangelho.com/blog/2018/02/por-que-cristaos-deveriam-ler-ficcao/
  • https://voltemosaoevangelho.com/blog/2015/08/o-cristao-e-a-ficcao-fantastica-para-leitores-de-tolkien-lewis-e-wurlitzer/
.




© Rabiscando Histórias - 2016 | Todos os direitos reservados.
Base por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.